top of page
  • Foto do escritorSabrina M. Szcypula

Brittany Murphy: Acidente ou Assassinato?

Quase 14 anos após seu falecimento, o caso ainda intriga a família e o público.



Brittany Murphy-Monjack, nascida como Brittany Anne Bertolotti em 10 de novembro de 1997 na Atlanta, EUA, foi uma atriz e cantora estadunidense bem famosa de sua época, principalmente por seus papéis em As Patricinhas de Beverly Hills e Garota Interrompida. Ela faleceu no dia 20 de dezembro de 2009 em Los Angeles, EUA, e até hoje sua morte levanta muitas dúvidas.


Uma Estrela em Ascenção

Brittany Murphy nasceu em Atlanta, na Georgia, sendo filha única de Sharon Kathleen Murphy com Angelo Joseph Bertolotti, mas tendo um meio-irmão por parte de pai chamado Tony Bertolotti. Seus pais se divorciaram quando ela tinha 2 anos e ela foi criada apenas pela mãe em Edison, New Jersey.

As duas se mudaram para Los Angeles, Califórnia, na procura de investir na carreira de atriz de Brittany. Segundo a mesma, um dos grandes fatores para que tenha dado certo foi o de que sua mãe nunca duvidou de sua criatividade e lhe apoiou desde o início.

Seu primeiro trabalho foi na peça Os Miseráveis, quando tinha nove anos, e em Hollywood ela estreou como Brenda Drexell, no seriado Drexell’s Class, quando tinha 14. Após isso, vários outros papéis menores surgiram em sua carreira, no entanto o papel crucial para seu crescimento foi o de Tai Frasier, em As Patricinhas de Beverly Hills de 1995. O longa colocou Brittany entre as estrelas e lhe ajudou a conseguir o papel de Daise Randone em Garota Interrompida de 1999, com Angelina Jolie, consagrando de vez sua carreira.

Na parte musical, Brittany estreou com sua participação no single de Paul Oakenfold ‘Faster Kill Pussycat’, que foi um grande sucesso nas paradas estadunidenses.

No início dos anos 2000, Brittany começou a perder peso drasticamente, o que resultou no crescente rumor que até mesmo pessoas próximas acreditavam que ela estaria usando drogas, especificamente cocaína. Murphy tinha anorexia, e naquela época a pressão estética sobre seu corpo era ainda maior do que a presente nos dias atuais com pessoas públicas.

Murphy teve alguns relacionamentos com grandes nomes, como Ashton Kutcher após participar do longa Just Married em 2002, e os noivados com o empresário Keff Kwatinetz e com o assistente de produção Joe Macaluso, mas ela de fato se casou com o roteirista britânico Simon Monjack em maio de 2007. O casal morou junto da mãe de Murphy durante todo o período em que estavam juntos, o que acabou sendo pouco tempo, já que Brittany faleceu em 2009 aos 32 anos.


Morte Precoce

No dia 20 de dezembro de 2009, às 08h da manhã, o Departamento de Los Angeles foi acionado após a mãe de Brittany encontrar a filha inconsciente no chuveiro. Segundo ela, a Murphy ficou o dia inteiro no quarto já que estava passando mal e periodicamente ia vomitar.

Os bombeiros tentaram reanimar a atriz ainda no local, mas como não estava funcionando, ela foi transportada às pressas para o Centro Médico Cedars-Sinai. Infelizmente, assim que deu entrada no hospital, Brittany foi declarada morta às 10:04, após ter uma parada cardiorrespiratória. A causa primária da morte foi pneumonia, agravada pela anemia por deficiência de ferro e intoxicação de remédios.

Essa intoxicação não teria sido proposital, já que para Brittany, ela estava apenas gripada, então estava tomando alguns antigripais e os remédios que normalmente já utilizava.

Cinco meses após sua morte, no dia 23 de maio de 2010, Simon Monjack foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles, devido à pneumonia aguda e anemia profunda, exatamente os mesmos motivos da morte de Brittany, o que levantou a suspeita de que o caso do casal não era apenas natural.


Envenenamento?

No dia 11 de janeiro de 2012, o pai de Brittany, Angelo Bertolotti, pediu ao Tribunal Superior da Califórnia para solicitar ao Gabinete de Los Angeles County que entregasse amostras de cabelo de sua filha para fazer testes independentes. No entanto, a ação foi julgada improcedente no dia 19 de julho após ele não comparecer em duas audiências.

No ano seguinte, no dia 18 de novembro, um novo laudo foi emitido pelo laboratório The Carlson Company solicitado pelo pai da atriz. Esse laudo apontou níveis muito acima do normal de, ao menos, dez metais pesados no organismo de Brittany e de seu marido, incluindo arsênico. O resultado indicava o envenenamento do casal.

Para Angelo, o possível envenenamento de sua filha tinha relação principalmente com Sharon, a mãe de Brittany, mas também com Simon. No entanto, Sharon sempre negou a informação e nunca foi investigada pela polícia.

O irmão da atriz, Tony Bertolotti, relatou em entrevista ao The Sun, um tabloide britânico, que também acreditava que Brittany tinha sido envenenada por motivos financeiros, e que Sharon realmente estava envolvida.

“Não há como ela ter morrido de causas naturais. É impossível. É besteira. É óbvio para mim, ela foi eliminada!”. “Havia grandes quantias de dinheiro no plano de pensão e na conta bancária de Brittany, e tudo isso se foi.” Finaliza, se referindo a fortuna de U$10 milhões da atriz.

Tony ainda afirma que os funcionários da casa e amigos do casal poderiam dar mais informações sobre a morte da irmã, no entanto preferem não o fazer. “Eles não vão falar, porque se o fizerem, vão acabar no mesmo lugar que Brittany. Acho que muitas pessoas sabem o que aconteceu com Brittany”, concluiu.

Dois documentários surgiram dessa teoria, sendo eles a série documental do Discovery Channel intitulada de “Brittany Murphy: An ID Mystery”, de 2018 e a série documental do HBO Max nomeada de “What Happened, Brittany Murphy?”, de 2021.

Na série do Discovery, o patologista forense Cyril Wecht indicou que a atriz realmente pode ter sido envenenada. “Onde estava sua mãe, seu marido? Por que ela não recebeu os cuidados médicos adequados? Eu fiquei simplesmente intrigado com tudo isso.” O relacionamento com Monjack também é levantado no documentário. Segundo os laudos oficiais, sua morte foi extremamente semelhante à da atriz, incluindo até mesmo o local onde foi encontrado. No entanto, com depoimentos de familiares de Brittany, o documentário aborda como Monjack tratava a esposa, usando inclusive o termo “sociopata” para descrevê-lo.

Para Cynthia Hill, diretora do documentário para a revista People, “Ele era um indivíduo perturbado e que estava acostumado a enganar pessoas. Brittany foi uma de suas vítimas”. “Havia um padrão de comportamento que se tornava muito óbvio quanto mais pesquisas fazíamos”, completou.

Relatos de pessoas que conheciam Monjack, como um diretor que lhe descrevia como mentiroso, e um personal trainer que diz ter sido caloteado por anos (só conseguindo seu dinheiro quando Brittany lhe pagou) também foram trazidos, mostrando que realmente a ‘fama’ de Simon não era algo bom.

Outro ponto é que, após a morte de Murphy, Monjack e sua sogra tentaram criar uma fundação com o nome de Brittany para ajudar na educação de crianças carentes, pedindo contribuições de milhares de dólares. Esse memorial foi deixado de lado alguns dias depois de terem pedido as contribuições devido a mídia ter criticado, o que foi levado com estranheza e suspeita, já que se não havia nada demais, não havia motivos para interromper só por críticas.


Conclusão

Até hoje, o que aconteceu com Brittany continua levantando diversas dúvidas entre o público e também em sua família, mas consta como encerrado para a polícia, já que eles consideram que tudo foi causas naturais.

No dia 22 de janeiro de 2019, Angelo Bertolotti faleceu após enfrentar uma longa enfermidade com 92 anos. Mesmo em seus últimos dias, ele nunca deixou de acreditar que perdeu a filha para um assassinato, assim como Tony, que até hoje defende isso.

Não encontrei nada que diga como se encontra a Sharon hoje em dia, no entanto ela está viva e foi quem recebeu todo o dinheiro da filha após seu falecimento, comentado por Tony.


Fontes


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page